Ainda pode parecer pouco provável para alguns, mas é provado que um dos fatores mais determinantes para um e-commerce ser bem sucedido é a logística eficiente.
A logística eficiente está diretamente atrelada ao cuidado no momento da preparação para evitar falhas e todo o monitoramento da rota de percurso até chegar às mãos do cliente final (preferencialmente que ocorra no prazo). Atrasos geram insatisfação e podem prejudicar a imagem da marca facilmente na internet, influenciando negativamente outros possíveis compradores.
Porém, atividades como as citadas acima demandam horas e extrema atenção da empreendedora que na maioria das vezes empreende sozinha ou com mão de obra bastante reduzida e, precisa focar os seus esforços em apenas duas ações para fazer o seu negócio crescer:
1 - Vender e 2- Ações que ajudem a vender.
Além disso, os custos para manter a operação de forma “caseira” ou até mesmo a contratação de uma pessoa para resolver os processos operacionais traz um custo muito elevado à operação.
Além do fato de que diariamente você precisará estar preparado para lidar com os problemas comuns do dia a dia, como organizar os produtos, armazenar, comprar embalagens, etiquetas, fitas, reposição/manutenção de equipamentos como impressoras, aplicador de fita etc., além das instalações limitadas (e isso certamente se tornará um problema na hora de aumentar estoque) e se preocupar com a formação de pessoal entre outros.
A experiência na jornada de compra, a qualidade no atendimento ao cliente e o cumprimento dos prazos são os fatores determinantes para garantir a recorrência da compra e a geração de novos leads.
Комментарии